Cuidados com a H1N1

A conhecida gripe H1N1 volta a causar preocupação. Mas apesar de já conhecermos a doença, muitas são as dúvidas de como devemos agir e o que podemos fazer para evitar este mal.

Primeiro é importante lembrar que seu contágio ocorre através das mãos, boca e nariz, portanto a higiene é fundamental. Mas para que a higiene funcione como preventivo, é necessário que seja feita por muitas vezes ao dia. Lavar as mãos a cada momento que puder, nunca será demais. Além disso, o sal em água morna, também elimina o vírus que pode estar localizado nessas “portas de entrada” para o organismo, evitando a manifestação da doença. O gargarejo feito com salmoura morna e a mesma solução usada em pequena quantidade em cada narina, pode prevenir a ação do vírus.

O tratamento utilizado pela medicina ocidental, é a base de fosfato de osetalmivir. Princípio ativo da droga indicada convencionalmente. Esta substância impede a proliferação do vírus e sua contaminação às células saudáveis, fazendo com que o organismo consiga vencer a doença pelo enfraquecimento da ação viral.

Esta substância está presente no Anis-estrelado, de onde é produzido o medicamento que compramos. Se disser que a ingestão do chá de Anis é igual ao medicamento, estaria mentindo, já que sua industrialização implica em vários processos e associações até que esteja disponível no mercado. Porém se disser que o chá da Anis-estrelado não agiria também impedido a proliferação do vírus e contaminação a células saudáveis, baixando a ação da doença e aumentando as condições de reação fisiológica contra infecção, também estaria mentindo.

No Brasil alguns lugares chamam de anis a erva doce e o funcho, mas são plantas diferentes e não devem ser trocadas.

Anis-estrelado ou Estrela-de-anis (Illicium verum)

A intenção não é substituir a indicação de um medicamento, mas oferecer uma segunda alternativa de tratamento já que em alguns lugares se faz a falta do produto industrializado.

Como qualquer medicamento, um fitoterápico também tem sua posologia que deve ser respeitada. Para um adulto, utiliza-se uma colher de chá de Anis-estrelado seco para uma xícara de água, em fervura por 3 minutos. Tomando duas xícaras por dia.

É contra indicado somente para crianças com menos de 2 anos apesar de comumente não apresentar efeitos colaterais.

Aos primeiros sintomas procure um médico

A intensificação da assepsia, o bloqueio da ação do vírus e fortalecimento da ação metabólica com a boa alimentação valorizando a ingesta de frutas ricas em vitamina C, verduras e legumes, aliada ao repouso, fazem com que o organismo ganhe a batalha contra o Influenza.

A Natureza está sempre a favor da boa saúde!

Deixe uma resposta