Dicas Naturais Para Combater a Insônia

Passar a noite em estado de alerta ou em sono interrompido e depois ter o dia inteiro de sonolência e cansaço, está ficando cada vez mais comum.

São muitos os distúrbios do sono e existem vários tipos de insônia. Porém a intenção aqui não é fazer uma matéria sobre a insônia e sim dar algumas dicas que podem ser levadas a um Naturoterapeuta para inclusão no seguimento adequado a cada paciente, podendo ser de ajuda para uma vida mais saudável.

Não é a toa que diz-se “a noite foi feita para descançar”, isso é verdade. Precisamos de silêncio e escuridão para produção de hormônios importantes. Além de ficarmos “sem bateria” para as atividades do dia. A glândula pineal necessita de ambiente escuro e silencioso por um período. Pode se conseguir isso durante o dia, porém requer um trabalho que deve ser feito nesse sentido. O uso de blackout nas janelas e um som continuo como o de chuva podem ajudar quando a claridade e ruídos externos são inevitáveis.

Manter horários regulares, trabalha com os registros mentais de atividades e vai fazendo com que o organismo vá direcionando um sono a uma determinada hora.

Lembrando que as indicações devem seguir orientações terapêuticas de um profissional, e que devem ser feitas de forma a analisar cada caso individualmente, passo aqui algumas informações que podem ajudar quem busca uma mudança.

O uso de alimentos energéticos durante o dia promovem maior propensão ao descanso noturno, e associada a ingesta de sucos e chás calmentes a noite, formam uma bela dupla. Uma boa opção são os sucos verdes pela manhã e citricos durante o dia e para noite suco de um maracujá com uma folha de alface.

Porém se a dificuldade for para “pegar” no sono, a erva Valeriana tem uma excelente ação e é encontrada em dosagem usual na forma de cápsulas prontas.

Mas se a dificuldade é manter o sono, a casca de Mulungu como chá antes de deitar pode resolver isso e fazer seu sono permanecer pela noite toda. Esta também pode ser encontrada na forma de cápsulas.

Aromas tranquilizantes como o uso de difusor com essência de lavanda por exemplo, é uma boa opção. Pedras de cristais também tem uma boa ação no campo energético.

Florais que aumentam a disposição durante o dia (como a essência  Hornbeam) e o foco evitando disperções mentais a noite (como Impatiens) também são de excelente auxílio, mas estas precisam ser indicadas dentro de composição sugerida por um terapêuta floral para que se tenha o resultado esperado.

A preparação para a noite funciona desde que não seja uma pressão psicológica para que se durma a qualquer preço. Essa preparação é o passar do dia de forma a aproveitar a energia do dia com a postura de certeza em uma noite de descanso. Isso inclui não dizer: “Vou deitar” e sim ” vou dormir“. Existe uma forte resistência ao dormir muito maior, e mais presente na maioria dos casos, que uma real falta de sono fisiológico. Psicologicamente criamos artifícios inconscientes para nos mantermos acordados. A conscientização do carinho consigo na valorização do sono pode mudar essa postura. É muito importante nos cuidarmos com o tempo de descanso ao físico e mental. Precisamos de recarregar e por isso temos que dormir. Dar valor a esse momento é um gesto de carinho consigo.  

Dentro dessa “preparação” é interessante incluir uma agradável massagem nos pés de preferência feita com oléo ou loção relaxante. Também de grande eficácia é massagear a região da testa, cabeça e nuca para liberar tensões porém lembrando de não ser um gesto que crie pressão psicológica para dormir. É preciso agir de forma a se curtir sem tentar se impor algo.

 

São várias as técnicas e terapias que podem auxiliar, agora uma questão que tem sido agravante, é o aumento do uso de telas. Sim, telas de computador, celular, tv, monitor etc. A forma com a qual nosso cérebro responde aos estímulos visuais das telas, aumentam esse estado de alerta. outro fator agravante é uma alimentação rica em industrializados. Esses alimentos em vez de dar energia, “roubam” a energia vital que chamaos de Qi na Medicina Chinesa, nos deixando fora do fluxo natural do metabolismo.

Como já disse, cada caso é um caso independente e requer uma análise perticular e pessoal para uma indicação terapêutica, porém o importante é saber que existem alternativas e várias possibilidades de ação. Tenha certeza que uma irá agir no seu caso. Porcure um profissional e peça auxílio. Aqui estamos a sua disposição para dúvidas e questões. Entre em contato!

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Luz e paz.

 

 

 

 

 

 

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