O Sintoma que Impede a Cura da Depressão

Você sabia que existem vários tipos de depressão? Não basta estar deprimido para estar com depressão. Muitas são as apresentações desse estado emocional e muitos os mitos que envolvem, mas uma questão em especial presente na maioria dos casos, é um grande empecilho de mudança.

Claro que todos já nos sentimos tristes algumas vezes e nem sempre isso se torna depressão. Isso faz com que muitos critiquem o estado e até duvidem dele. Acham que é frescura, algo corriqueiro que logo vai passar. Na verdade a maioria dessas reações, vêm com boas intenções. São baseadas em experiencias próprias de tristeza e tem a intenção de ajudar. A questão é que cada caso é um caso em particular e a experiencia de um nem sempre serve para outro. Com isso, é comum a pessoa em depressão, ter receio de pedir ajuda. Receia ser tratada como se seu problema não fosse real. Isso porque muitos assim acham.

O maior agravante junto a esta questão. está em um dos próprios sintomas da depressão que é o de não querer ajuda. A maioria dos estados depressivos vêm acompanhados de uma enorme vontade de fazer NADA. A pessoa não quer fazer absolutamente coisa alguma. Não quer sair, não quer conversar, não quer comer, não quer viver e nessa inercia, nem morrer. Apenas não quer! E nesse “não querer” está incluso o seu tratamento.

Não querer ajuda é um dos sintomas da depressão e uma das principais barreiras a se enfrentar na cura

Como disse antes, cada caso tem sua particularidade, porém a maioria dos casos de depressão trazem essa característica de não querer ajuda. A vontade de nada é tanta que nem para sair da depressão existe vontade.

Existe a depressão que se esconde atras de uma certa euforia. Esta é muito confundida com Distúrbio Bipolar e é esta que mais leva ao suicídio pois por vezes a pessoa não suporta mais esconder o que sente e mais uma vez a vontade de não mover uma palha para mudança, está lá marcando presença.

São muitas as formas de depressão e as nomenclaturas usadas para cada uma delas, mas independente do tipo de depressão é fundamental a participação de amigos e parentes. São eles que podem entrar com uma sugestão, uma indicação ou até com o apoio presencial acompanhando o paciente a uma ajuda profissional. Muitas vezes é essa a ajuda que vai vencer a primeira batalha da depressão e começar a mudar a situação.

Alguns mitos sobre a depressão que devemos apagar de nossas mentes:

  • Depressão não tem cura
  • Se tiver motivo é apenas tristeza
  • Depressão é tristeza constante e infinita
  • Depressão sempre pode levar ao suicídio
  • Depressão é tristeza sem motivo, sem conteúdo

Verdades sobre a depressão:

  • Depressão tem cura SIM!
  • Um fato pode sim ser o motivo e levar a depressão
  • Em depressão uma pessoa pode sim sentir momentos de certa alegria  ou ao menos aparente alegria
  • Não querer viver, não significa querer morrer
  • O paciente tem dificuldade em expor o conteúdo de suas emoções mas isso não significa que não exista esse conteúdo

Amor, companheirismo, carinho e atenção são os primeiros medicamentos para curar a depressão do seu amigo(a) ou parente. Tenha esse gesto e mostre sua preocupação e desejo de melhora. Mostre-se ao lado de que você gosta e enfrenta este problema.

Mostre este post!

Atendimentos presenciais e online

41- 99870-8677

41- 3403- 4544

Deixe uma resposta