Que Chá é Esse?

Hoje recebi um post que me fez pensar em dar um alerta muito importante. Principalmente por se tratar de um postagem muito bem elaborada com várias indicações daquelas do tipo “25 indicações para…” e que continha texto, imagens e vídeo criando extrema credibilidade na informação. O problema é que essa informação pode destruir a saúde de alguns! 

Sou formada num dos poucos cursos superiores de terapias orientais e naturais do Brasil. Hoje existem somente quatro faculdades com cursos similares. Para um terapeuta indicar um fitoterápico, pelo menos na faculdade em que me graduei, é necessário que estude Bioquímica, Citologia, Fisiologia e Patologia por um ano e Fitotecnia, Botânica e Herbologia por dois anos além de outras matérias complementares para que possamos indicar um simples chá. Essa indicação vai levar em consideração não só o caso do paciente como a idade, o peso e condições físicas para que a posologia seja adequada em gramas da planta, mililitros de água e xícaras por dia para cada indivíduo. É muito sério indicar um chá!

A postagem que vi, indicava Alecrim para várias situações inclusive com calmante para dormir… Pelo amor de Deus, NÃO!!! Umas das contra indicações de Rosmarinus officinalis é justamente em caso de hipertensão e a noite por ser uma planta ESTIMULANTE e nuca calmante!

Essa erro na indicação é sério pois indica um uso exatamente na contra indicação, o que poderia causar vários problemas graves de saúde como AVC’s,  além de insônia e agitação que acaba causando mais estresse, ansiedade e nervosismo.

Realmente o Alecrim tem várias indicações, mas como estimulante da circulação, do SNC e como antimicrobiano para alguns casos, porém incompatível com a indicação de calmante e indutor do sono porque é exatamente o contrário.

Portanto, não precisamos abrir mão de fitoterápicos e medicamentos naturais mas precisamos buscar a indicação de um profissional especificamente preparado para isso. Procure um terapeuta graduado em algum curso superior! Não é tão caro e nem difícil como possa parecer. Experimente!

E não confie em informações vindas de fontes duvidosas que não provenham de especialistas na área.  Apesar da boa intenção de uns, indicação feita por curiosos ou pessoas não preparadas academicamente, pode ser muito prejudicial. Não as siga e procure sempre um especialista!

A sua saúde agradece!

2 comentários em “Que Chá é Esse?

  1. iNTERESSANTE ANA! A INDUSTRIA FARMACEUTICA SÓ SERVE MESMO P CRIAR DOENÇAS…. QUEM DERA ESTAS INFORMAÇÕES FOSSEM MAIS DIVULGADAS….

Deixe uma resposta