Sabia que Suas Roupas Podem lhe Causar Dores nas Costas?

Há algum tempo tenho observado um fato muito interessante com as pessoas que atendo se queixando de dores nas costas.

Primeiro fazemos uma investigação por métodos da Medicina Tradicional Chinesa e uma anamnese para definirmos o segmento terapêutico. Embora façamos já na primeira consulta, um atendimento direcionado as questões do paciente, marcamos sessões para andamento da terapia onde costumo pedir para o paciente trazer uma roupa confortável para vestir nas sessões de acupuntura e massagem já que moro em local frio e mesmo com aquecedor, tirar a roupa não é algo que as pessoas se sintam bem em fazer. E é ai que notei uma questão muito importante!

Não é novidade que a postura é responsável por uma coluna saudável, não é mesmo? Mas o que a grande maioria ignora é o fato de que as roupas tem muita influencia na postura!

Ao receber esses pacientes na segunda sessão, percebia uma grande mudança na postura deles ao colocarem a roupa mais confortável. O paciente entra com  um andar e uma postura determinada, então troca de roupa e vem para o atendimento já andando e se comportando de outro jeito. É incrível! E o mais interessante é que por mais diferente que fosse o incômodo que a roupa pudesse causar, a melhora da postura era igualmente visível.

Por mais elegante que um salto ou saia justa possam parecer, a falta de conforto provoca contrações musculares desnecessárias que sobrecarregam músculos, tendões e articulações. Esse excesso de contrações acabam com tempo, causando ou contribuindo com disfunções de discos e os famosos problemas de coluna.

Não quero dizer com isso que outros fatores não sejam também muito importantes como: atividades, modo de dormir, de sentar etc. Mas que a roupa é além de uma questão de extrema importância na saúde de sua coluna, é também uma questão que atinge a todos e geralmente desconhecida da maioria.

Portanto, ao escolher a roupa para o dia a dia, pense se não está lhe provocando posturas ou posições forçadas que podem vir a lhe prejudicar com o tempo. Sapatos de salto altos, bicos apertados, calças justas e grossas, blusas apertadas, são algumas das peças que devemos evitar. Dê preferência ao que te deixe livre para andar, sentar e respirar e reserve as peças mais “elegantes” para as ocasiões mais especiais, ok?

Viva sem dor!

Deixe uma resposta