Você Sabe Usar o Microondas do Jeito Certo?

Talvez você até saiba mas duvido que a grande maioria conheça o melhor jeito de usar o microondas. Confesso que hoje fiquei um pouco irritada com a quantidade de absurdos que li sobre essa já não tão moderna tecnologia que tomou conta das cozinhas e em alguns casos domina a produção dos alimentos.

Claro que ele veio facilitando muito a vida oferecendo em segundos o que se precisava de minutos para fazer e quando e estamos usufruindo de algo, pode não ser o melhor momento para analisarmos todos os lados da questão. Porém passadas algumas décadas já podemos dizer mais sobre essa uso. Mas mesmo com a divulgação de descobertas a grande maioria da população desconhece as características principais e fundamentais do microondas. Hoje ao ler um artigo sobre o assunto me dei conta de como a grande maioria ainda desconhece essas características visto os vários enganos citados. por esta razão vamos ao que você precisa saber para usar seu microondas do jeito certo:

1º o microondas NÃO esquenta! Isso mesmo, não existe isso de usar microondas em baixa temperatura ou que altas temperaturas é que fazem mal. O que esquenta é a molécula do alimento porque as ondas penetram entre as moléculas e provocam atrito entre elas que acabam por se aquecerem mediante este atrito. Ou seja, não existe calor aquecendo o alimento e sim microondas como o nome mesmo diz, que por serem micro fazem as moléculas “se esfregarem”, e esfregando elas esquentam. Portanto dizer que usar com temperatura baixa não faz mal ou que usar em temperatura muito alta é que é prejudicial é mito

2º o microondas NÃO conserva o alimento! Li que o microondas conservaria os nutrientes e vitaminas dos alimentos, isso é mentira! Inclusive eu chego a duvidar que alguém não tenha percebido que o alimento preparado ou aquecido em microondas tem sua textura, aparência e sabor alterados. O aspecto “emborrachado” e outras alterações, ocorrem pelo mesmo atrito provocado pelas microondas. Sendo a molécula, a menor partícula de uma matéria e essas micro partículas sendo agitadas entre elas pelas microondas até aquecerem, quando isso acontece essas moléculas já estão desestruturadas, ou seja, não possuem mais suas características fundamentais. Em outras palavras, altera o alimento a ponto de não conter mais o que nos favorece. Desestruturar molécula é inutilizar o orgânico!

3º o microondas NÃO foi criado para a cozinha! Isso mesmo, ele foi criado para uso em radares onde foi percebido que ao aproximar dos radares com uma barra da chocolate, esta derretia. A ideia de colocar essas ondas dentro de uma caixa de metal deveria permitir testes em espaço controlado mas fez com que a empresa registrasse a patente do forno de microondas após testes com milho criando a primeira pipoca de microondas que existiu.

Portanto, tendo o microondas sido feito para radares, desestruturando as moléculas e inutilizando os sais minerais e vitaminas, podemos concluir que a melhor forma de usar o microondas não é nos alimentos, não é mesmo?

Ai você pode dizer, mas é tão prático, até as crianças podem usar e facilita minha vida… E eu digo: será?

Pesquisa feita com duas plantas iguais regadas com águas diferentes no primeiro, terceiro, quinto e nono dias. No vaso da esquerda ela foi regada com água submetida a microondas e o vaso da direita com água comum. Em menos de 10 dias a planta morreu.

Vamos dar uma olhadinha nisso:

Agora vejamos, se testes mostram que uma planta morre se passar a ser regada com água que foi submetida a microondas, você acha que ao corpo humano não temos prejuízos?

Se você tiver uma planta e usar água exposta a microondas nela, ela vai morrer. Ela pode ser menor e mais frágil que um ser humano, mas sabendo que é fatal a uma planta você vai dar para seu filho? É realmente vantagem ganhar um tempo na cozinha e perder na vida ou num hospital? Porque se disser que não chega a tanto, pense nas doenças que temos hoje e que não tínhamos ha alguns anos. várias e todas atribuídas ao nosso novo estilo de vida onde uma das estrelas presentes no dia a dia é o nosso amigo microondas!

Quanto ao uso do jeito certo? Bem seria para esterilizar, desestruturar, detectar ou até eliminar uma vida aos poucos… mas não, não no alimento!

Saúde e paz, amores!

Deixe uma resposta